today777 jogo -Tradução da The ConversationYevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, organizou uma revolta contra a

O Motim do Grupo Wagntoday777 jogo -er na Rússia- Implicações e Consequências

Tradução da TheússiaImplicaçõeseConsequêtoday777 jogo - Conversation

Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, organizou uma revolta contra a Rússia depois de afirmar que o exército russo atacou deliberadamente suas forças. Prigozhin exigiu justiça - e isso assumiu a forma de uma insurreição armada.

Antes de Prigozhin supostamente recuar após as negociações com o líder da Bielorrússia, o Grupo Wagner controlava as principais instalações militares em Rostov-on-Don, a sede do distrito militar do sul da Rússia. Agora Prighozin está supostamente fugindo para a Bielorrússia para que ele e seus combatentes evitem repercussões.

As hostilidades abertas entre o Grupo Wagner e os militares russos não são novidade. Os dois grupos fizeram inúmeros comentários difamatórios e tomaram ações hostis entre si desde o início da guerra Rússia-Ucrânia.

A tentativa de insurreição é em grande parte o resultado tanto do exército russo quanto do posicionamento do Grupo Wagner na Ucrânia – e do sistema político que sustenta suas ações.

Fornecimento de "negação plausível"

Os laços entre o Grupo Wagner e o exército russo se romperam imediatamente após o início da guerra na Ucrânia. Antes do conflito, o grupo promovia os interesses do Estado russo de forma não oficial.

Em áreas onde a Rússia tinha interesse, mas queria limitar seu envolvimento direto, como na Síria e no Sudão, o Grupo Wagner forneceu ao governo russo uma negação plausível.

Por exemplo, a Rússia usou o Grupo Wagner para ajudar na anexação da Crimeia em 2014. O mesmo uso pela Rússia na região de Donbass, no leste da Ucrânia, em 2014, também permitiu que o exército russo negasse envolvimento. O Grupo Wagner e os comandos militares russos, em outras palavras, apoiavam os objetivos do outro.

A Guerra Rússia-Ucrânia alterou a dinâmica entre os dois grupos. O exército russo esperava uma rápida vitória militar na Ucrânia. Em vez disso, sofreu reveses quase desde o início do conflito. Esses contratempos foram tão substanciais que forçaram a Rússia a posicionar o Grupo Wagner para apoiar diretamente suas operações.

Ajudando a Rússia na Ucrânia

Em termos militares, a utilização do Grupo Wagner pela Rússia ajudou a estabilizar suas operações na Ucrânia.

Em 2022, o Grupo Wagner, em contraste com o grosso do exército russo, era uma força altamente treinada. Os soldados do grupo, de fato, foram responsáveis por muitos dos primeiros sucessos da Rússia, como a Batalha de Sievierodonetsk.

Essas operações, no entanto, não eram isentas de custos. O Grupo Wagner sofreu baixas tão significativas que não conseguiu manter sua tática tradicional. Em vez disso, iniciou esforços de recrutamento em massa, inclusive nas prisões da Rússia, para reabastecer suas forças esgotadas.

:: Os 'mercenários' de Putin na Ucrânia: entenda a atuação do Grupo Wagner ::

Isso confundiu as linhas entre o Grupo Wagner e o exército russo. Enquanto anteriormente as duas organizações tinham esferas de influência distintas, ambas agora operavam como forças essencialmente convencionais.

Domínios de influência sobrepostos, embora forçados pela necessidade no caso do exército russo e do Grupo Wagner, não são excepcionais para a Rússia.

Na verdade, eles são uma característica do sistema político russo, e uma pessoa é responsável – Vladimir Putin.

Influência de Putin

Em última análise, apenas o presidente russo pode arbitrar disputas entre seus subordinados. Isso não apenas limita a capacidade dos subordinados de Putin de construir bases de poder que possam desafiá-lo, mas também reforça sua importância para o sistema político.

:: Rebelião militar: o que está acontecendo na Rússia? ::

Esse aspecto do sistema político russo é altamente eficaz em tempos de paz, desde que o objetivo seja que Putin mantenha sua influência e poder. Em tempos de conflito iminente ou guerra total, no entanto, funções sobrepostas podem facilmente se tornar um risco.

No período que antecedeu a invasão da Ucrânia pela Rússia, ficou evidente que os subordinados de Putin não lhe forneceram uma imagem precisa e clara das capacidades das forças armadas ucranianas ou russas.

Durante o próprio conflito, isso significou que a cooperação entre as facções concorrentes – neste caso, o exército russo e as forças paramilitares – foi nominal, na melhor das hipóteses. Na pior das hipóteses, essas tensões podem levar a um conflito aberto, como testemunhamos entre o Grupo Wagner e o exército russo.

Embora essa tempestade aparentemente tenha passado para Putin por enquanto, o Grupo Wagner é apenas o exemplo mais proeminente do descontentamento latente entre as forças paramilitares em relação à Rússia.

Porta de saída para Putin?

Ramzan Kadyrov, o líder checheno que comanda um grupo paramilitar de 12 mil soldados, já havia notado problemas entre suas forças e o exército russo.

É importante notar que, embora Putin parecesse condenar o Grupo Wagner em seu discurso à nação enquanto a revolta de Prigozhin estava em andamento, ele não mencionou seu líder pelo nome. Essa omissão certamente foi proposital: manteve as opções de Putin em aberto, dependendo do sucesso – ou fracasso – da revolta de Prigozhin.

:: &39;Monitorando de perto&39;: chefes de Estado são cautelosos sobre motim de grupo Wagner na Rússia ::

A insurreição de curta duração ainda pode ser um ponto de virada na guerra na Ucrânia, mas como isso mudará o conflito ainda é incerto.

A revolta poderia ter, e ainda pode, fornecer a Putin uma maneira de encerrar o conflito e salvar a face. Desde o início do conflito, Putin sabia que não podia se dar ao luxo de sofrer uma perda na Ucrânia. Se ele puder transferir a culpa pela derrota para um ou vários bodes expiatórios – como as forças do Grupo Wagner ou outros grupos paramilitares que ainda estão agitando a Rússia – isso pode fornecer uma rampa de saída.

Ainda pode causar uma mudança no alinhamento de poder sob Putin. Ele está, sem dúvida, em uma das posições mais vulneráveis de sua presidência desde que venceu a eleição de 2000, mas não abrirá mão do controle facilmente.

Para manter sua influência, Putin considerará toda e qualquer possibilidade de reafirmar seu domínio sobre a Rússia, com implicações diretas para a guerra na Ucrânia.

James Horncastle é professor assistente no Departamento de Humanidades Globais e titular da Cadeira Edward e Emily McWhinney em Relações Internacionais na Simon Fraser University

Negação plausível é uma expressão criada pela CIA durante o governo de John F. Kennedy para descrever o poder que a instituição tem para negar qualquer envolvimento com escândalos durante a sua administração.

Edição: Glauco Faria


Outras notícias

  • Em visita de Macron, acordo bilionário para sustentabilidade na Amazônia é principal vitória da diplomacia brasileira

  • O PL do assassinato dos direitos trabalhistas

  • As razões de Putin

BdF
  • Quem Somos

  • Parceiros

  • Publicidade

  • Contato

  • Newsletters

  • Política de Privacidade

Redes sociais:


Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap